7.5.10

NASCI NO TEATRO

         Nasci no Rio de Janeiro em setembro de 1961. Filho de ator conhecido na época, e de uma mãe que perguntava: "cadê o meu marido?". Atores são como borboletas, mãe! Ela não me ouviu e três meses depois que eu nasci veio para Curitiba. Borboleta pai veio atrás e borboleteou no teatro, rádio e televisão aqui também. Eu, como criança adorava os borboleteios!!
       Quando adolescente me tornei marinheiro, para deixar meus olhos livres e imaginar. Já tinha aprendido a ouvir as pessoas e, sei lá de onde veio isto (minha avó alemã, talvez), observava o corpo delas. Nos navios eu conversava e ouvia histórias. Nas férias fiz curso de massagem e a bordo desentortava os corpos. Depois não quis mais ficar no mar por tanto tempo e mudei de profissão. Aprendi mais massagem, acupuntura, fiz terapia, psicologia corporal e me formei psicólogo. Tive atores pacientes que me convidaram para levar a psicologia do corpo para o teatro. Fiz bioenergética, gritos, berros e tudo mais. Depois coordenei uma comissão de arteterapia no Conselho Regional de Psicologia e conheci mais do que é a arte. Estudei neurofisiologia, neuroanatomia, mais Reich, vegetoterapia e formei um conceito do corpo em cena. Deu certo! Quem fez trabalho comigo ganhou prêmio, a peça também, e eu achei divertido fazer isso. Tão divertido que virou trabalho e hoje converso com muita liberdade com os atores sobre o trapézio , o gastrocnêmico e outros músculos. Quero chegar a um corpo em cena que faz arte e provoca nas pessoas da platéia algo transcendental, que as modifica e cura. Escrevi teatro, fiz monólogo, dirijo a peça "A LUTA" e preparo atores. Nasci no teatro e trouxe a psicologia para ele. 

2 comentários:

  1. Sou ator e sei que o teatro é um momento unico na vida de quem assisti e de quem o faz. O teatro é aquilo que acontece naquele momento. Preparar o ator para que ele faça sua arte acontecer é um trabalho muito nobre. O Tonio é um desses profissionais raros na minha profissão. Ele não esta no palco, mas seu trabalho pode ser visto nos movimentos dos atores por ele preparados. se você sair de um casulo preparado por Tonio Luna, com certeza vai borboletear mais alto, mais longe e com um bater de asas tão forte que será capaz de ser ouvido em outros lugares, situações, mundos e personagens diferentes.
    Parabens e obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Tonio Luna.
    Este foi o primeiro cara que olhou um texto meu e disse que eu tinha jeito pra coisa. Se ele estava certo, não sei. O fato é que eu acreditei nele. Neles. No Tonio e no texto. E hoje estou aqui, na lida com palavras e sentimentos. Já são quase vinte anos daquele conselho aparentemente despretensioso, mas que marcou minha trajetória. E hoje eu aqui, vendo o blog dele, feliz da vida por saber que suas palavras sábias estão soltinhas na rede...
    Sorte no blog, amigo!

    ResponderEliminar

Twitter @psicopalavra

    follow me on Twitter